Você consegue ver os 30 erros básicos de cinema nesta cena? • MAZE // MTV Brasil
FilmesLazer e Entretenimento

Você consegue ver os 30 erros básicos de cinema nesta cena?

Luiz Henrique Oliveira201 views

Todo mundo sabe que o cinema é uma arte. A sétima delas. Para conseguir dar conta de criar um filme, é preciso contar com os talentos de vários profissionais. Consequentemente, pode-se dizer que o cinema é uma arte feita em grupo. Por isso, todos os detalhes são importantes para se construir uma cena perfeita. Porém, se você é um cineasta e lança um filme com erros, você está fadado ao fracasso – e isso acontece com frequência. O vídeo a seguir mostra 30 erros básicos de cinema. Alguns são difíceis de notar, outros saltam aos olhos. Todos podem comprometer o resultado final. Você consegue enxergá-los?

Essa verdadeira aula de como fazer cinema é ideia de Martha Pinson, que fez o vídeo para a Vanity Fair. Ela, que trabalhou com Martin Scorsese em vários filmes mundialmente reconhecidos, é uma continuísta. Esse profissional é que dá conta de colocar tudo no lugar para as filmagens, bem como garantir que os objetos de cena, roupas e acessórios estejam iguais aos que os atores usaram em cenas já filmadas.

Dessa forma, ela ajuda a colocar ordem no set e manter a coerência, tanto visualmente quanto também nas falas ditas pelos atores.

O vídeo a seguir mostra uma cena em um escritório, onde acontecem os 30 erros básicos. Pinson interompe o vídeo para nos mostrar as sequências que, em uma produção real, precisariam ser refeitas. O vídeo está em inglês, mas o que ela mostra não precisa de legendas. Basta observar.

Certamente, um trabalho como esse vale a pena ser visto, não só como curiosidade. Também serve para mostrar que a arte cinematográfica também está nos detalhes. Por isso, nós desafiamos você, leitor: você conseguiria encontrar os 30 erros nesta cena?

Luiz Henrique Oliveira
Nasceu no interior de São Paulo em 1986 e escreve sobre cinema em blogs desde 2004. Curte drama, comédia e ficção científica, mas ama mesmo O Poderoso Chefão. Tem interesse no mundo geek, em música brasileira e pode ser facilmente confundido com o Chico Bento pelas ruas da capital paulista.