Tudo sobre Pantera Negra, o mais novo herói cinematográfico da Marvel • MAZE // MTV Brasil
EditoriaisFilmesGeekPosts

Tudo sobre Pantera Negra, o mais novo herói cinematográfico da Marvel

Luiz Henrique Oliveira1151 views

Na última semana foi lançado o primeiro trailer do filme do Pantera Negra, personagem da Marvel que ganhou o seu projeto-solo depois de sua decisiva aparição na Guerra Civil. Mas, por ser quase um desconhecido do grande público, resolvemos traçar um perfil do herói, para que você possa conhecê-lo melhor e ficar ainda mais ansioso para a estreia do longa, programada para 2018.

A origem do Pantera

O personagem foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1966, e fez a sua estreia na revista Fantastic Four, Vol 1 #52 no mesmo ano. Em entrevistas, Lee afirma que o nome do herói foi inspirado em uma revista de aventura pulp. Foi o primeiro super-herói negro da História, bem quando foi estabelecido o Partido dos Panteras Negras – associação revolucionária sediada nos Estados Unidos na defesa do povo negro – o que causou uma enorme confusão entre os nomes, e por um breve período o Pantera foi chamado de Black Leopard.

O Pantera Negra é sobre humano

Na história original do Pantera Negra, a Deusa Bast deu a ele poderes considerados sobre-humanos. Na verdade, ela potencializou suas qualidades humanas a pontos nunca antes atingidos por qualquer mortal. Por esse motivo, o Pantera tem força, resistência, agilidade, velocidade e reflexos que são impossíveis para qualquer vingador, por exemplo. Também possui intelecto muito acima da média, o que o torna um grande inventor, lutador, acrobata e estrategista. É um dos mais fortes heróis do panteão da Marvel.

A verdadeira identidade do Pantera

T’Challa é o nome verdadeiro do Pantera. Ele é o príncipe-herdeiro do reino fictício de Wakanda, localizado na África. Também é o líder ritual de seu clã Pantera. Sua história é trágica: sua mãe, de nome N’Yami, morreu no parto. Por causa disso, seu irmão adotivo, chamado Hunter, o odeia profundamente. Além disso, T’Challa tomou seu lugar na dinastia real de Wakanda, e por isso o tirou da linha de sucessão, o que aumentou seu ódio. Hunter, enfim, se tornaria o White Wolf, a polícia secreta de Wakanda chamada Zeraze Hatut – ou melhor, Cães de Guerra.

Fama e fortuna

Um levantamento feito pela Forbes mostrou que, se as fortunas de todos os personagens de quadrinhos fossem reais, não seria o Tony Stark a ocupar o topo dessa lista, mas sim o Pantera Negra – e com larga vantagem.

Por conta das reservas de Vibranium que brotam em Wakanda, e também por conta de sua genialidade em dezenas de áreas de atuação, e também por conta da tecnologia extremamente avançada de seu país, T’Challa teria nada mais nada menos do que 500 bilhões de dólares em posses.

Um valor desse não chega nem perto do que o Homem de Ferro, até então visto como o grande ricaço da Marvel, possui em patrimônio.

Um líder improvável

O Pantera Negra foi, por um curto período, lider de outro grupo famoso de super-heróis. Acredite ou não, ele foi o personagem principal do Quarteto Fantástico.

Isso aconteceu porque Reed Richards e Sue Storm, cabeças do Quarteto, se ausentaram quando precisaram tirar uma segunda lua-de-mel por conta das brigas que tiveram quando assumiram lados opostos na super-saga Guerra Civil. Nesse momento, T’Challa e sua esposa, Tempestade (sim, na HQ ele foi casado com ela) assumiram a frente do grupo.

Mas não é só isso: ele também é membro dos Illuminati, que é um grupo ultra-secreto formado por personagens do Universo Marvel que se juntam para combater qualquer ameaça, seja deste ou de qualquer outro mundo.

Pantera no cinema

Com a sua aparição em Guerra Civil (o filme), o Pantera Negra ganhou a cara de Chadewick Boseman, um talentoso ator americano que a partir de agora vai incorporar o personagem nos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel. Mas, no distante ano de 1992, um outro ator negro pensou em interpretá-lo, e chegou a ele mesmo escrever um roteiro para o filme.

Esse ator é Wesley Snipes, que hoje encara o ostracismo depois de passar um período na cadeia por sonegação fiscal. Em uma entrevista, ele chegou a afirmar que chamou Stan Lee para ajudar na produção e escreveu o roteiro do filme, e justificou:

“Nós já tínhamos filmes do Batman, Superman, Hulk, mas ainda não tínhamos nenhum super-herói negro nas telonas. O Pantera Negra é um personagem tão rico e interessante. Seria um sonho se tornando realidade dar origem a algo que ninguém jamais fez.”

***

O filme-solo do herói tem estreia marcada para o dia 15 de fevereiro de 2018 e traz, entre outros grandes nomes, Forest Whitaker (A Chegada, O Último Rei da Escócia), Michael B. Jordan (Creed), Andy Serkis (O Senhor dos Anéis, King Kong) e Lupita Nyong’o (Doze Anos de Escravidão). Um dos indicativos de que o filme está sendo mesmo muito esperado foi a quantidade de visualizações do trailer nas primeiras 24 horas: foram mais de 89 milhões de views, que provam que o apelo do Pantera Negra junto ao público – fiel à Marvel ou não – é bem grande. E nós estamos no aguardo, tanto de mais novidades sobre a produção quanto do lançamento, que parece ser tão grandioso quanto o de outros membros do Universo Cinematográfico.

Luiz Henrique Oliveira
Nasceu no interior de São Paulo em 1986 e escreve sobre cinema em blogs desde 2004. Curte drama, comédia e ficção científica, mas ama mesmo O Poderoso Chefão. Tem interesse no mundo geek, em música brasileira e pode ser facilmente confundido com o Chico Bento pelas ruas da capital paulista.