SOBRE CLÁSSICOS | "Contatos Imediatos do Terceiro Grau" mantém-se relevante até hoje • MAZE // MTV Brasil
FilmesLazer e Entretenimento

SOBRE CLÁSSICOS | “Contatos Imediatos do Terceiro Grau” mantém-se relevante até hoje

Luiz Henrique Oliveira525 views

Contatos Imediatos do Terceiro Grau” é um filme realizado em 1977 e dirigido por ninguém menos que Steven Spielberg. Dessa forma, podemos esperar altos graus de fantasia, emoção e muitos efeitos visuais. Esse longa, que hoje é um grande clássico do cinema, anda meio esquecido – mas ainda se mantém relevante tanto para o público quanto para o cinema em si.

O filme foi um dos primeiros trabalhos de Spielberg com longas-metragens. Veio logo após o sucesso de “Tubarão“, que  inventou o conceito de “arrasa-quarteirão”. Depois da bilheteria altíssima com esse longa, a expectativa pelo que Spielberg iria fazer a seguir era gigantesca. Entretanto, nem mesmo ele sabia o que deveria rodar.

Uma das cenas principais de "Contatos Imediatos do Terceiro Grau", filme de 1977 - Foto: Reprodução
Uma das cenas de “Contatos Imediatos do Terceiro Grau” – Foto: Reprodução

Então, surgiu a Columbia Pictures. O estúdio, que estava à quase falindo, procurou o diretor para lhe dar carta branca. Eles financiariam seu próximo projeto, fosse qual fosse. Seria a última cartada dos executivos da Columbia antes de decretarem o fim da empresa. Então, Spielberg encomendou um roteiro sobre extraterrestres e a experiência dos humanos ao entrar em contato com eles. Acabou mexendo tanto na história que, ao fim, assinou ele mesmo o roteiro. É um dos únicos trabalhos com seu crédito como roteirista.

O longa fala sobre contatos extraordinários de humanos com seres de outro planeta. Além disso, também fala sobre a decomposição do ambiente familiar, da infelicidade e do vazio existencial que muitos de nós sentimos. “Contatos Imediatos” contou também com a participação de François Truffaut. O celebrado diretor francês tem aqui uma de suas únicas atuações em língua inglesa.

“Contatos Imediatos” foi o filme mais caro rodado à época, e é claro, salvou a Columbia da falência. O nosso parceiro, Cinco Tons, fez um vídeo especial falando sobre esse clássico. Assista!

Luiz Henrique Oliveira
Nasceu no interior de São Paulo em 1986 e escreve sobre cinema em blogs desde 2004. Curte drama, comédia e ficção científica, mas ama mesmo O Poderoso Chefão. Tem interesse no mundo geek, em música brasileira e pode ser facilmente confundido com o Chico Bento pelas ruas da capital paulista.