ESTREIA NETFLIX | "Dumplin'" é um filme engraçado, mas empoderador • MAZE // MTV Brasil
FilmesResenhas

ESTREIA NETFLIX | “Dumplin'” é um filme engraçado, mas empoderador

Luiz Henrique Oliveira1109 views

Dumplin‘” é o tipo de filme que faz graça do jeito certo. Apesar de ser uma comédia, ele também traz mensagens que são ótimas para pessoas que são marginalizadas pela sociedade. Sim, estamos falando de pessoas acima do peso. Essas que acabam sendo vítimas de chacota, preconceito e todo tipo de brincadeiras ofensivas. Aqui, neste longa, elas podem se reconhecer nos problemas de autoestima da protagonista, mas também podem se sentir realizadas com as conquistas que ela consegue. E tudo isso sem perder de vista a comédia.

O filme conta a história de Willowdean, uma adolescente que não se importa com as convenções sociais de estética e moda. Ao mesmo tempo, ela vive com sua mãe, Rosie Dickson, em uma pequena cidade do Texas. Rosie é uma miss veterana, que agora se dedica a treinar e selecionar modelos para o concurso de beleza da cidade. As duas convivem bem, apesar de algumas brigas. Porém, Willowdean – que é chamada de Dumplin pela sua mãe – sente-se deixada de lado por ela. Por acreditar que a causa disso é por sua aparência, ela resolve se inscrever no concurso onde sua mãe é jurada. Consequentemente, as confusões começam no embate entre as duas, ambas lutando por suas visões de mundo.

“Dumplin'”, portanto, é um filme que trata de como as pessoas enxergam esses padrões como algo que precisa ser atingido. Muitas pessoas tem essa visão, de que aparência é tudo. É preciso “vestir-se bem”, “estar em forma”, etc, se quiser ser alguém nessa vida. O longa trata de confrontar esses paradigmas usando do humor, mas sem deixar de lado a crítica a essa ideia. “Dumplin'” pode ser categorizado como uma dramédia, pois sob o pano de fundo do humor, há o drama entre mãe e filha, que alcança ótimos resultados.

 

Ótimas atuações

E “Dumplin'” só consegue esses resultados por conta das atuações de Danielle McDonald, como Willowdean-Dumplin, e Jennifer Aniston como Rosie Dickson, a mãe. As duas tem uma sintonia ótima, e que eleva o filme inteiro com as suas interações, ora engraçadas, ora emocionantes. O filme é baseado em um best seller escrito por Julie Murphy, e ganha a sua adaptação graças à Netflix, que comprou os direitos de exibição do longa. Além disso, também tem músicas originais de Dolly Parton e participação de algumas drags famosas, como Ginger Minj.

Dumplin’ estreia na Netflix no dia 7 de dezembro. Temos uma crítica completa ao filme, que está no vídeo abaixo. Clique e assista!

Luiz Henrique Oliveira
Nasceu no interior de São Paulo em 1986 e escreve sobre cinema em blogs desde 2004. Curte drama, comédia e ficção científica, mas ama mesmo O Poderoso Chefão. Tem interesse no mundo geek, em música brasileira e pode ser facilmente confundido com o Chico Bento pelas ruas da capital paulista.