Os 20 melhores FILMES de 2016! • MAZE // MTV Brasil
FilmesListasPosts

Os 20 melhores FILMES de 2016!

Victor Cavalcanti2518 views

2016 já acabou, e foi um belíssimo desastre. Neste ano aconteceram tragédias nos mais variados campos, do esporte até a música: um time inteiro foi dizimado em um acidente de avião, enquanto perdemos ícones de nossa cultura musical como David Bowie, Prince e mais recentemente, George Michael. Isso sem contar o noticiário político e policial tanto aqui no Brasil quanto no resto do mundo.

Não foi fácil atravessar esse ano. Mas se podemos tirar a
lgo de bom dele (“always look on the bright side of life“, já diziam os Monty Python nos anos 70) é que 2016 teve uma excelente safra cinematográfica.

Em todos os gêneros tivemos pelo menos um destaque, coisa rara no cinema. E nós, aqui do MAZE, preparamos uma lista do que vimos de melhor nas telas. Vale lembrar que são filmes que estrearam comercialmente no Brasil até 24 de dezembro, ou seja, boa parte dos filmes favoritos ao Oscar do ano que vem ainda não constam aqui.

É claro que, como toda lista, essa aqui pode gerar uma controvérsia. A falta de um ou outro título, ou a ordem de preferência pode e vai variar de uma pessoa a outra. Nós ficamos contentes com isso: é a prova de que 2016, apesar dos pesares, nos deu uma variedade bem interessante no que diz respeito a melhor forma de arte já inventada – a sétima delas.

20. Bruxa de Blair: este spin-off, derivado de “A Bruxa de Blair” de 1999, é quase uma sequência. O longa acompanha um grupo que vai para uma floresta amaldiçoada tentar encontrar a irmã de um deles, que anteriormente esteve em Blair e nunca mais voltou. No mesmo estilo do original, o filme foi todo gravado com câmeras das personagens.

19. Zootopia: Essa Cidade é o Bicho!: mais um filme fofo, engraçado e cheio de lições de vida. Coisa de Disney, não é mesmo? Em Zootopia, uma coelhinha determinada, entra para a equipe de polícia dessa cidade grande, e vai provar seu valor tentando desvendar um mistério nesta metrópole. A abordagem leve de alguns assuntos cotidianos só torna o longa ainda mais atraente, até para os mais velhos a gente, no caso.

18. Caça-Fantasmas: outro spin-off, este de um clássico de 1984, mostra quatro mulheres poderosíssimas tentando salvar Nova York de mais um ataque fantasma. Com a participação especial de todos os protagonistas do filme original, este longa vem com Melissa McCarthy e Chris Hemsworth em suas melhores formas.

17. Alice Através do Espelho: com toda a mistura dos livros no primeiro filme live-action em “Alice no Pais das Maravilhas”, ficou confuso sobre como seria essa sequência. Mesmo não sendo fiel ao livro, a continuação saiu muito boa. Alice entra no pais das Maravilhas mais uma vez, agora por um espelho mágico, onde precisa ajudar o chapeleiro em uma missão que pode mudar o tempo.

16. O Caçador e a Rainha do Gelo: podemos dizer que 2016 foi o ano das boas sequências? Continuação de “Branca de Neve e o Caçador”, este filme vem sem Kristen Stewart e foca na história do caçador, mostrando seu inicio e como se tornou quem ele é, eventos após o primeiro longa, e ainda aprofunda no passado da rainha má, introduzindo uma nova personagem, a rainha do gelo.

15. Elle: essa mistura de drama e thriller psicológico denso, dirigido por Paul Verhoeven, conta a história de uma poderosa e fria empresária, que é pega de surpresa ao ser agredida na própria casa. O longa toma corpo quando ela descobre seu agressor e decide embarcar em um jogo sedutor e perigoso com o esse homem imprevisível.

14. Invocação do Mal 2: mais um trabalho incrível de James Wan, o longa foi mais
uma vez baseada em fatos reais do casal Warren. Vários planos sequenciais mostram outro drama de uma família que está sendo perturbada por um espírito maligno. O filme, assim como o primeiro, deixa brechas para outro filme (possivelmente da freira demoníaca) e revela segredos de Amityville.

13. Mogli – O Menino Lobo: baseado no filme da Disney lançado em 1967 e no livro que baseou o desenho, rs, este live-action foi mais uma prova que queremos filmes para todos os desenhos clássicos da Disney. Mantendo quase o mesmo roteiro, uma ótima direção de arte e sendo fiel a trilha sonora original, o longa conta a história de Mogli, um menino criado na selva.

12. Inferno: outra adaptação dos livros de Dan Brown chegou aos cinemas. “Inferno” mostra mais uma vez Tom Hanks como Robert Langdon, desta vez junto com uma médica, tentando deter um fanático a soltar um vírus mortal, que traria um inferno para a terra, usando o Inferno de Dante como enigma da vez.

11. Nerve: Um Jogo Sem Regras: este longa mostra uma estudante que cedeu as pressões dos amigos e decide jogar ao invés de apenas assistir um jogo online que propõe desafios loucos chamado Nerve. Na medida que ela sobe níveis, os desafios se tornam mais perigosos e suas atitudes podem definir sua vida toda. Precisamos dizer que amamos a crítica à sociedade digital de hoje.

10. A Bruxa: vencedor em Sundence antes de sua estréia mundial, esse filme que prometeu ser um suspense/terror mas na verdade é bem mais um drama conta a história de uma família puritana no século 17 que temem supostas bruxas que vivem em uma floresta próxima e logo começa a acusar até uma das filhas de bruxaria. Anya Taylor-Joy debutou nesse filme e amamos forte.

09. Procurando Dory: 13 anos depois de “Procurando Nemo”, quando ninguém mais tinha esperança de uma sequencia, eis que surge “Procurando Dory”, filme focado na peixinha azul que quase chamou mais atenção que os protagonistas no primeiro filme. No longa, Dory sai nadando por mar aberto à procura de sua família depois de ter lembranças dela. Muitas dúvidas e perguntas são revelados nessa histórias, além de introduzir vários personagens para amarmos.

08. Os Oito Odiados: após vazamento de roteiro em 2014 e lançamento de livro antes das gravações, o longa, oitava direção do queridinho Quentin Tarantino e um elenco de peso com Samuel L. Jackson e Kurt Russell, mostra a estranha movimentação em um Armazém no meio de uma nevasca, onde se encontra um caçador de recompensas, um ex-xerife, uma prisioneira e outras personagens mais cinco odiados, rs.

07. Doutor Estranho: os filmes de heróis tem ganhado cada vez mais o grande público, e “Doutor Estranho” acabou chegando em momento certo para esse público. Com qualidade de efeito incrível e direção de arte impecável, o longa conta a história de Strange, um doutor com a carreira destruída que tem uma segunda chance após lhe ser dada a oportunidade de ser um mago supremo.

06. Deadpool: com um senso de humor bem negro e distorcido, um filme escrachado e muito mais comédia que um filme de herói, o longa conta e história e mostra a saga de Wade Wilson em encontrar o homem que destruiu sua vida ao submete-lo à um experimento que o deixa com poderes de cura acelerada, mas que destruiu sua aparência e vida social. Esse anti-herói da Marvel já havia aparecido em “X-Men Origens: Wolverine”, mas apenas como Wade (sem o alter ego de Deadpool).

05. Aquarius: filme multi premiado, o longa franco-brasileiro conta a história de uma aposentada (Sônia Braga) que não quer ceder aos planos de uma grande construtora de demolir o prédio onde vive. Com essa história aparentemente simples, muitas discussões e questionamentos são levantados no filme, o que o torna tão interessante ao ponto de abrir os olhos do público internacional.

04. X-Men: Apocalipse: a saga dos X-Mens nas telonas começou em 2000, e continua tão boa quanto o primeiro episódio. Mais uma vez com Bryan Singer na direção, dando sequência ao “X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido”, o grupo de X-Mens nos anos 1980 devem enfrentar um mutante ressuscitado do antigo Egito, que em sua época acreditavam ser um Deus em 3600 A.C.

03. Rogue One: Uma História Star Wars: neste spin-off de Star wars, primeiro derivado da franquia, rebeldes partem em uma missão para roubar os planos da Estrela da Morte e trazer nova esperança. Na ordem cronológica, esse filme fica entre o episódio III e IV, e conta com a presença ilustre do tio Anakin Darth Vader.

02. Animais Fantásticos e Onde Habitam: a estréia de J.K. Rowling como roteirista não poderia ser melhor. Depois do sucesso da saga Harry Potter e cinco anos de carência desse mundo mágico maravilhoso, volta as telas do cinema mais uma produção Warner para esse universo incrível. Logo de início fomos introduzidos nessa saga com a comunidade bruxa americana, vários animais mágicos fantásticos, rs, e personagens que queremos e vamos ver novamente. Toda a saga deve responder perguntas e dúvidas dos potterheads e possivelmente, esperamos a tão aguardada batalha de Dumbledore e Grindelwald.

01. A Chegada: baseado no conto “Story of Your Life”, de Ted Chiang, o longa de ficção científica conta a história de Louise Banks (Amy Adams), uma doutora de linguística que tem o cargo de se comunicar com seres extraterrestres e descobrir o que querem no nosso planeta. Suas experiências com os seres e os acontecimento de sua vida trazem mistérios e respostas durante o filme, tornando-o não apenas uma boa ficção, mas também um ótimo drama e suspense.

Estamos ansiosos para os lançamentos desse ano já. Aliás, feliz 2017, queridos leitores!

Texto por Luiz Henrique Oliveira & Victor Cavalcanti

Victor Cavalcanti
Comunicador formado pela Universidade Metodista, narcisista desde os 15 anos, artista desde sempre. O resto tu descobre por aí.