Conheça a história real por trás da freira de "Invocação do Mal 2" • MAZE // MTV Brasil
FilmesPosts

Conheça a história real por trás da freira de “Invocação do Mal 2”

Marcos Wesley3 comments277921 views

ATENÇÃO: ESSE TEXTO PODE CONTER SPOILERS DE “INVOCAÇÃO DO MAL 2”

Se você ainda não assistiu Invocação do Mal 2 e tem pavor de spoilers, talvez seja melhor você assistir o filme primeiro e depois voltar aqui. Mas se não tem tanto pavor assim, vale a pena saber desse detalhe – e talvez ele seja o empurrãozinho que falta para você ir assistir esse filme incrível de uma vez.

Vem cá e vamos conversar sobre a Freira.

Em um certo momento do filme, descobrimos que o nome verdadeiro da Freira é Valik, e logo em seguida disso temos Lorraine Warren (personagem da sensacional Vera Farmiga) fazendo uma descrição de quem esse demônio é, mencionando entre outras coisas que ele é “o Senhor das Serpentes”.

Vera Farmiga em cena de "Invocação do Mal 2". (Warner)
Vera Farmiga em cena de “Invocação do Mal 2”. (Warner)

[irp]

Agora vamos aos fatos:

Existe um Grimório datado do século XVII chamado Goetia: A Chave Menor de Salomão, cuja autoria tradicionalmente é atribuída ao próprio Rei Salomão, onde 72 demônios são descritos, além de maneiras de invocá-los e torturá-los de modo que eles realizem a vontade de quem os invocou.

Há muitos boatos em torno desse livro, as histórias de como ele surgiu e de seu verdadeiro autor divergem e parecem ter várias fontes suspeitas. Mas o fato é que, até os dias de hoje existem pessoas que se arriscam a praticar os ensinamentos ali contidos.

“Tá, mas o que isso tem a ver com o filme?”, Você deve estar se perguntando.

E a resposta está no demônio de número 62, que é ninguém menos que o próprio Valik – no livro a grafia do nome está como Valac, mas ele também apresenta outras variantes como Ualac, Valak, Valax, Valu e Valic.

No livro, Valac é descrito como um poderoso presidente do inferno, com cerca de trinta legiões de demônios sob seu comando. E uma curiosidade na descrição dele é que aparentemente ele revela onde as serpentes se escondem e pode fazer com que elas fiquem inofensivas – Será que era a isso que Lorraine se referia quando o chamou de Senhor das Serpentes?

[irp]

No filme, sabemos que a Freira é apenas uma forma que Valac escolheu para se manifestar, e temos um rápido vislumbre de sua verdadeira forma já no final do longa. Mas a Goetia trás uma descrição física detalhada, que diz que o demônio aparece como um menino pobre com asas de anjo montado em um dragão de duas cabeças. Algo mais ou menos assim.

Será que podemos nos basear nessa descrição para ter uma ideia de como será o próximo filme de James Wan? Até porque vale lembrar que o interesse em um terceiro filme já foi revelado.

Ansiosos? Nós certamente estamos!

Marcos Wesley

Nasci pra provar que também existe bruxo das trevas na Grifinória.

  • Adahil Júnior Galdino da Silva

    Vcs já tinham visto um filme chamado A Bruxa de Blair? É melhor que esse Invocação do Mal 2.

    • João Batista

      Não acho que seja melhor ou pior. São dois filmes de subgêneros bem distintos dentro do terror. Sem contar que a Bruxa de Blair foi um grande marco dos últimos anos para os fãs de filmes assim, dispensa comparações. Não acha?

      Obrigado pelo comentário! 🙂

      • Adahil Júnior Galdino da Silva

        Dois meses depois… O que acha da nova “Bruxa de Blair” que estreou recentemente?