ESTREIA NETFLIX | "1983", a série que reimagina a realidade • MAZE // MTV Brasil
ResenhasSéries e TV

ESTREIA NETFLIX | “1983”, a série que reimagina a realidade

Luiz Henrique Oliveira271 views

Quando Quentin Tarantino resolveu fazer, em seu “Bastardos Inglórios“, uma versão alternativa da realidade, ele abriu uma avenida. Dessa forma, quem tem imaginação de sobra pôde reimaginar certos eventos históricos. O filme foi lançado em 2010, foi um enorme sucesso. Agora, uma produção polonesa resolveu usar da mesma tática para nos fazer pensar. O que seria do mundo se a Cortina de Ferro não tivesse caído, e a União Soviética ainda existisse?

Esse enredo foi colocado em uma série, chamada “1983“, que estreia hoje na Netflix. É o primeiro produto original da gigante do streaming feito inteiramente na Polônia. Felizmente, já começaram com o pé direito.

1983” reimagina a História. No referido ano, começou na Polônia o processo de independência desse país. Até então, ele fazia parte do núcleo de nações influenciadas pela União Soviética. Dessa forma, era dependente de suas políticas. Nesta série, conta-se uma história diferente. Um atentado impede a libertação da Polônia, e com isso, a Cortina de Ferro se mantém. A União Soviética não se dissolve. Consequentemente, como seria o mundo dessa forma?

A trama avança até 2001, quando um estudante de direito e um antigo delegado, desacreditado na corporação, descobrem coisas sinistras que podem mudar o futuro do país e do mundo. Com isso, “1983” se torna um thriller de suspense magnífico, costurando a História em uma nova realidade, que no fim das contas, é mais condizente com o que estamos passando hoje. A realidade perde da ficção, de novo.

Portanto, essa é uma estreia que você não pode perder. É uma aula de política externa e uma série competente.

No vídeo abaixo, você tem uma crítica completa sobre essa série incrível. Dessa forma, pode saber todos os detalhes que transformam a série da Netflix “1983” em um ótimo conteúdo, perfeito para maratonar. Assista:

Luiz Henrique Oliveira
Nasceu no interior de São Paulo em 1986 e escreve sobre cinema em blogs desde 2004. Curte drama, comédia e ficção científica, mas ama mesmo O Poderoso Chefão. Tem interesse no mundo geek, em música brasileira e pode ser facilmente confundido com o Chico Bento pelas ruas da capital paulista.