ENTREVISTA | Sofia Oliveira fala sobre carreira, feminismo, admiração por Anitta e muito mais • MAZE // MTV Brasil
Dose BREntrevistasMúsicaPosts

ENTREVISTA | Sofia Oliveira fala sobre carreira, feminismo, admiração por Anitta e muito mais

Fábio Sina3193 views
sofia oliveira

Na tarde da última segunda (26), o MAZE teve a oportunidade de conversar com a cantora Sofia Oliveira. Nós já havíamos falado dela aqui, quando lançou seu primeiro single “Eu Te Amo Tanto”. Mas vamos dar aquela recapitulada para os esquecidos de plantão.

Sofia Oliveira é uma cantora de apenas 17 anos que foi descoberta no YouTube, onde postava covers cantando músicas de outros artistas. Sofi, como é chamada pelos fãs, foi contratada pela Warner Music, uma das maiores gravadoras do mundo. Um tempo depois do lançamento do seu primeiro single, a cantora lança o seu primeiro EP com 5 faixas, chamado de “Garotas Não Mordem”. Esse também é o nome do atual single dela.

Eu tive o prazer de conversar com a Sofia por cerca de 10 minutos pelo telefone e perguntar sobre início da carreira, influências, feminismo e muito mais.

Confira a entrevista na íntegra abaixo:

Fábio: Oi, Sofia! Me chamo Fábio Sina, e sou do MAZE blog. É um prazer falar com você, e já começo dizendo que estou viciado em “Eu Te Amo Tanto”.

Sofia: Ahhhh, muito obrigado!

Fábio: Bom, pra começar, nós queríamos saber de onde veio Sofia? Eu sei que você começou no YouTube, mas como foi que aconteceu de te chamarem pra gravar com a Warner Music?

Sofia: Desde pequena eu sonhava em cantar. Eu coloquei na minha cabeça que ia ser cantora de qualquer jeito. Daí, eu cantava só para os meus amigos e família, porque tinha vergonha. Mas eles me incentivaram muito a fazer um canal no YouTube, e eu vi nisso uma oportunidade de mostrar o meu talento pro mundo. Fui postando meus vídeos, e com o tempo eles ganharam muita visibilidade. A partir disso as coisas foram acontecendo.

Fábio: Recentemente você lançou o seu EP “Garotas Não Mordem”, e eu queria saber como foi pra você lançar esse trabalho e ver todo mundo por aí finalmente ouvindo? A gente já pode esperar um álbum?

Sofia: Então, a gente trabalhou por muito tempo nesse EP, acho que foi mais ou menos um ano. Eu fui mostrando as minhas composições, meus produtores musicais foram mostrando as deles, e a gente foi escolhendo o repertório que mais tinha a ver com o EP, e que agradasse a mim e aos meus fãs. Eu adorei o resultado, e eles também. E com certeza muito em breve a gente pode pensar num álbum sim.

Fábio: Me conta uma referência nacional e uma internacional para sua música, e o porquê de você ter esses artistas como referencial?

Sofia: Internacional eu admiro a Ariana Grande, porque ela é uma inspiração pra mim na música que ela faz, no estilo que tem e na pessoa que é. Eu sou uma grande fã! E nacional eu me inspiro muito no Anitta. Acho ela incrível, acho as músicas dela demais, o jeito que ela trabalha, definitivamente é uma grande inspiração pra mim.

Fábio:  O girl power é tema de muitas músicas hoje em dia. Você acredita que esse tema é refletido na sua música? Você se considera feminista?

Sofia: Eu acho que o meu novo single “Garotas Não Mordem” mostra bastante atitude, esse poder feminino. Eu acho que é a música mais empoderada do EP, e que abre uma nova fase na minha carreira. Uma fase com mais atitude, mais poder feminino mesmo. Acho que é isso mesmo, as mulheres têm que estar no poder, e hoje elas têm dominado na música, tanto no sertanejo, como no pop… Eu tenho muito orgulho disso.

Fábio: E você se considera feminista?

Sofia: Eu acredito muito no poder da mulher, então sim, posso me considerar uma feminista.

Fábio:  Sobre a produção das suas músicas, até onde você participa? Você compõe, dá sugestões de sonoridade?

Sofia: Tem uma música no EP que fui eu que compus, chamada “Seu Abraço”. Tinha mais uma minha produzida que pode entrar em algum trabalho futuro. E os produtores vão me mostrando composições e eu vejo o que eu mais gosto e que tem a minha cara. Eu me apaixonei pelas que eles me apresentaram, e achei que tinham tudo a ver comigo.

Fábio:  Sabemos que você ainda está bem no comecinho da sua carreira, mas você com certeza já tem alguns objetivos. Qual é o seu maior desejo como cantora agora?

Sofia: Fazer muito show! Eu gosto muito de fazer show, estar com meu público, me apresentar. Eu quero rodar o Brasil fazendo show, é uma coisa que eu ainda não fiz.

Fábio: Falando de shows, como foi pra você subir num palco pela primeira vez?

Sofia: Foi incrível, uma experiência maravilhosa! Eu já havia subido no palco outras vezes fazendo voz e violão, mas agora eu comecei a me apresentar com bailarinos, com as minhas músicas, então é algo totalmente diferente. É muito legal ver o público cantando as minhas músicas, saber que eles sabem a letra todinha. É muito maravilhosa essa experiência.

Fábio:  Me fala uma colaboração nacional e uma internacional que você adoraria fazer, mas não podem ser as mesmas pessoas que são referência. hahaha

Sofia: Nacional eu gostaria de fazer uma música com a Ludmilla, e com o Livinho, eu sou apaixonada pela voz dele. E internacional a Selena Gomez, eu adoro ela!

Fábio:  Os seus vídeos são bem bonitos, e numa pegada bem pop como a sua música. Você participa da criação? Dá ideias e pitacos?

Sofia: SIM! Nos clipes a gente sempre cria um grupo no whatsapp pra resolver como tudo vai ser. Eu com o diretor, o produtor, a gente resolve tudo. Tem que ser do meu jeitinho hahaha Então, eu dou bastante pitaco, falo o que eu gosto, dou referências, pra gente criar algo bem legal e original que tenha a ver comigo e meus fãs.

Fábio: Pra finalizar, qual é o conselho que você dá para jovens garotos e garotas que também tem um sonho de serem artistas?

Sofia: Eu acho que é importante sempre acreditar nos sonhos, e nunca desistir. No começo talvez não dê muito certo, não é o primeiro vídeo que você postar que vai bombar com milhões de visualizações, então, você tem que persistir. Criar coisas diferentes e tentar usar o seu diferencial, porque tem muita gente no YouTube. Então, você precisa fazer alguma coisa original. Precisa mostrar o que você gosta de fazer e ser você mesmo sempre.

Fábio: Obrigado pela sua entrevista, Sofia!

Sofia: haha Brigado você.

Fábio: Tchau, tchau!

Sofia: Tchaaau!

***

A Sofia é um amor de pessoa, e sabe muito bem o que quer. Agradecemos a Warner Music Brasil pela oportunidade de entrevistá-la. <3

Ouça o EP “Garotas Não Mordem” no Spotify:

Fábio Sina
Estudante de Jornalismo, artista por natureza e amante das divas teens. Taurino mesmo (respeita meu signo). Faço uns covers e vídeos sobre música pop no youtube.