Review: "Sereia Negra", estreia de Vinícius Grossos • MAZE // MTV Brasil
LivrosPostsResenhas

Review: “Sereia Negra”, estreia de Vinícius Grossos

Leonardo Drozino842 views

Sinopse: “Um peixe fora d’ água”, era como Inês se sentiu a vida toda. Porém, no seu aniversário de quinze anos, algo inédito aconteceu: Ela foi tragada pelo mar em uma tempestade repentina e sobrenatural. Mesclando fantasia com lendas gregas e brasileiras, somado a um retrato da realidade social, Sereia Negra fala de seres fantásticos e também de questões reais que vão além da fantasia.

Capa de "Sereia Negra", Editora Selo Jovem
Capa de “Sereia Negra”, Editora Selo Jovem

A leitura de Sereia Negra foi estimulada depois de um bom tempo de curiosidade e expectativas, que felizmente foram bem satisfeitas. Através de uma escrita intimista e suave, o autor apresenta a protagonista Inês, uma simples garota brasileira que vive a beira do mar, ao amparo de seu avô.

“O disfarce mais comum da inveja é o ódio”.

O ritmo da história é muito interessante, ainda mais se for acompanhado por músicas do Maroon 5 no aleatório. Enquanto somos introduzidos no mundo da protagonista, e desvendamos um pouco do caráter e sentimentos dela, o enredo se desenrola aos poucos, e com muitas surpresas. Apesar de se passar em um universo aparentemente fantasioso, algumas questões sociais como racismo e homofobia são introduzidas criando terreno para uma espécie de jogo psicológico que é desvendado ao longo dos capítulos.

“As lágrimas são a forma mais sincera que nossa alma encontra para esvaziar nosso coração de sentimentos”.

As personagens são desconstruídas ao longo das três partes da obra e se mostram individualmente importantes em um grande conflito que toma conta do Reino de Atlanta, onde elementos mitológicos se unem e criam um ambiente criativo e ousado, que chega a fugir do óbvio e de conceitos previsíveis.
Sendo uma leitura muito coesa e coerente – mesmo que um pouco rápida, todos os mistérios abordados são resolvidos e interligados em um final incrível e até genial, completamente surpreendente e satisfatório.

 

 

Aos interessados, o autor estará na Saraiva do NorteShopping no Rio de Janeiro, para uma sessão de autógrafos. Mais informações nesse link.

 

Leonardo Drozino
Escritor, redator do MAZE e cupido nas horas vagas.