Lista: 5 referências cinematográficas em "Scream Queens" • MAZE // MTV Brasil
FilmesListasPostsSéries e TV

Lista: 5 referências cinematográficas em “Scream Queens”

João Batista2 comments3847 views

*CONTÉM SPOILERS*

Desde o seu anúncio, Scream Queens atraiu olhares curiosos e as mais diversas expectativas. Afinal de contas, muitos atributos contribuiam para isso, incluindo o fato de seu elenco ter forte apelo juvenil e por tratar de mais uma obra de Ryan Murphy – o mesmo cara por trás dos sucessos Glee e American Horror Story. Com a promessa de criar uma história regada à muito humor negro, a primeira temporada da série (sim, teremos uma segunda!) terminou nesta semana revelando a verdadeira identidade do Demônio Vermelho e o desfecho dos personagens restantes.

Mas se tem uma coisa que não podemos deixar de mencionar sobre a série é que ela bebia semanalmente de uma fonte interminável de referências a outras obras icônicas do cinema adolescente das últimas décadas. Foram tantas que deu até pra render esse post, que irá destacar as seis mais legais/engraçadas que rolaram ao longo dos 13 episódios.

  • PÂNICO

Certamente essa é a referência mais óbvia de todas, por conta do maior clichê que inspirou vários outros slasher dos anos 90: em meio a vários suspeitos e geralmente precedido por um sentimento vingativo, a identidade do assassino se mantém oculta até os últimos instantes da trama, quando todos os seus motivos são revelados e atitudes justificadas.

O vilão Ghostface da franquia "Pânico" certamente foi uma das inspirações para compor o assassino de "Scream Queens".
O vilão Ghostface da franquia “Pânico” certamente foi uma das inspirações para compor o assassino de “Scream Queens”.
  • O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA/LARANJA MECÂNICA

Uma dos episódios mais engraçados de toda a temporada foi, sem dúvidas, “Chainsaw”. Nele, o Demônio Vermelho estava no auge de seus ataques e resolveu bater de frente com os membros da Dickie Dollar Schollars, fraternidade liberada por Chad Radwell (Glen Powell). Para afrontar, os rapazes foram à caça do assassino no meio da noite, munidos de tacos de golfe e trajando branco da cabeça aos pés – uma combinação que nos faz lembrar imediatamente de Laranja Mecânica, clássico de Stanley Kubrick. Além disso, o próprio fato do assassino matar todas suas vítimas nesse episódio com uma serra elétrica já é um motivo pra recordar de outro clássico, O Massacre da Serra Elétrica.

Chad Radwell e os rapazes da Dickie Dollar Schollars no episódio "Chainsaw".
Chad Radwell e os rapazes da Dickie Dollar Schollars no episódio “Chainsaw”.
  • MENINAS MALVADAS

Mais óbvio que isso, impossível. Dando vida à mimada Chanel Oberlin, Emma Roberts conquistou todo o público com as atitudes prepotentes e ataques verbais que deixaria Regina George orgulhosa. E como qualquer outra queen bee-tch, Chanel também tem suas fiéis seguidoras – assim como Rachel McAdams na icônica película de 2004.

"Meninas Malvadas" (2004) x "Scream Queens" (2015): qualquer semelhança não é mera coincidência.
“Meninas Malvadas” (2004) x “Scream Queens” (2015): qualquer semelhança não é mera coincidência.
  • ATRAÇÃO MORTAL

Aproveitando o gancho de Meninas Malvadas, o filme Heathers também precisa ser mencionado – afinal, foi dele que veio a inspiração para o fato de todas as protagonistas de Scream Queens terem o mesmo nome. Conhecido no Brasil como Atração Mortal e considerado cult por muitos, o filme traz Winonna Ryder no papel principal e é ambientado num colégio onde todos são alvo de bullying pelas Heathers, as patricinhas da instituição.

Além disso, quem acompanhou desde o início sabe que já rolou uma outra breve referência de Atração Mortal na cena da morte da Taylor Swift Surda (Whitney Meyer).

"Atração Mortal" também foi inspiração para alguns elementos de "Scream Queens.
“Atração Mortal” também foi inspiração para alguns elementos de “Scream Queens.
  • PSICOSE

Pra quem não sabe, Jamie Lee Curtis é filha de ninguém menos que Janet Leigh, a eterna loira esfaqueada de Psicose, clássico de Alfred Hitchcock. Em Scream Queens, Curtis deu vida á reitora Munsch e fez uma homenagem simples e despretenciosa à cena que tornou sua mãe mundialmente famosa durante um dos episódios.

Janet Leigh e Jamie Lee Curtis: homenagem modesta em "Scream Queens".
Janet Leigh e Jamie Lee Curtis: homenagem modesta em “Scream Queens”.

E aí, consegue lembrar de mais alguma? Foram só cinco, mas se todos prestarmos muita atenção, tem mais um tanto que ficou pelo caminho. No mais, fica registrada apenas a nossa saudades de Chanel Oberlin, suas minions e da Universidade Wallace. E que venha Scream Queens: Summer Camp!

Agradecimentos: Scream Queens Brasil

#FamilyGoals… rsrsrs
João Batista
Dono, idealizador e fundador do labirinto. Genioso, carioca que não sabe sambar e amante da cultura pop desde 1991.